A importância da blindagem em Cabos Ethernet para Aplicações Críticas e Industriais

por: Cleiton Santos – Engenheiro de Aplicações Lightera

A importância da blindagem em Cabos Ethernet para Aplicações Críticas e Industriais

Quando pensamos em soluções para ambientes críticos, é natural que pensemos em alternativas mais complexas que as tradicionais, já que os produtos utilizados nestes ambientes precisam garantir mais durabilidade e estabilidade. Porém, você já se questionou sobre por que os cabos Ethernet blindados são utilizados nestas ocasiões?

Resumidamente, a blindagem serve como uma barreira contra interferências externas para o sinal digital – que está sendo transmitido no cabo metálico. Como a variação de amplitude deste sinal é relativamente baixa, interferências externas podem alterar o sinal, prejudicando o tráfego da informação em si.

De maneira geral, os ruídos eletromagnéticos que afetam a camada física Ethernet – considerando apenas os passivos metálicos – podem ser divididos em ruídos de baixa e alta frequência. O primeiro tipo é relacionado às interferências de frequências similares às geradas por motores ou transformadores. No Brasil, por exemplo, a tensão para alimentação de um motor elétrico em corrente alternada oscila em 60Hz. Já o segundo, é referente aos ruídos gerados em altas frequências – na casa de MHz (Mega Herts, 1×106) – como inversores e comunicação Ethernet baseada em redes metálicas (fenômeno conhecido como Allien CrossTalk, que é a interferência entre os próprios cabos de dados).

Américas Ásia África Europa Oriente Médio